Apesar de dentistas desmotivarem a prática, pacientes insistem em usar dentaduras ao dormir

Os pacientes que usam próteses dentárias alegam diferentes razões para dormir sem tirar a dentadura: preguiça, vergonha e comodidade são as primeiras da lista. No entanto, segundo estudos recentes, o uso de prótese durante o sono duplica o risco de pneumonia em pessoas idosas. A pesquisa refere-se ao fato de que estas pessoas tendem a ter uma rotina de higiene bucal um pouco mais relaxada, o que aumenta as chances de desenvolvimento de cárie dentária e doença periodontal.

 

Os riscos para o paciente

O organismo diminui a produção de saliva durante a noite, o que resulta em muitas bactérias no meio bucal, principalmente para quem usa prótese dentária removível. No caso de prótese total, quando não há nenhum dente natural, as chances de ter cárie ou periodontite estão nulas, contudo é possível que ele tenha complicações com outros tipos de infecções fúngicas, como a candidíase bucal.  

 

Higiene reforçada

Os portadores de próteses dentárias possuem uma limpeza bucal um pouquinho diferenciada. É necessário remover a prótese, realizar escovação dos dentes – caso ainda tenha – com escovas macias e, em seguida, fazer a limpeza da dentadura. Ao acordar, é preciso higienizar o acessório antes de devolver à boca.

 

Onde deixar a prótese então?

 

 

Na verdade, o recomendado é que se deixem as próteses dentárias em um copo com água limpa, sem produtos químicos. Desta forma, os componentes acrílicos não danificam, e os tecidos dos pacientes podem descansar para se recompor.

Além disso, quem faz uso de dentadura deve tomar alguns cuidados extras para não danificar o seu acessório. Entre os principais hábitos, podemos citar a escolha por alimentos de consistência mais mole e menos pegajosos, além de não esquecer de realizar a limpeza bucal após todas as refeições.

 

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2015 © Copyright - Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento R&D Marketing Digital

Emergências: 21 2232-7000