Seus dentes doem quando você toma sorvete, picolé ou água gelada, ou com alimentos e bebidas muito quentes? Se já sentiu alguma vez essa sensação dolorosa, você provavelmente sofre de hipersensibilidade dentária ou dentes sensíveis. Segundo os cirurgiões-dentistas, a sensibilidade dentária é causada pelo desgaste da superfície do dente ou do tecido gengival e é um problema mais facilmente encontrado em adultos. Não é uma doença, mas se desenvolve ao longo do tempo devido a fatores comuns, como a recessão das gengivas, a escovação inadequada e o atrito dos dentes.
De acordo com os especialistas, ela pode se apresentar de maneira contínua ou ocasional, dependendo dos hábitos e cuidados do paciente. A causa mais comum da sensibilidade dentária nos adultos é a exposição de raízes dentárias devido ao deslocamento da gengiva em sentido contrário ao dente (recessão da gengiva). As raízes não estão cobertas por esmalte e, por isso, centenas de buraquinhos microscópicos, chamados canalículos dentinários (ligam a superfície do tecido especializado que forma o dente à polpa dentária) estão expostos.
Em geral, a sensibilidade dos dentes pode ser tratada e curada. Para quem sofre com isso, alimentos muito gelados ou quentes não são recomendados, pois irritam os prolongamentos nervosos da dentina (tecido especializado que forma o dente). Para tratar, fale com o seu cirurgião-dentista sobre o diagnóstico correto; ele indicará os produtos mais adequados para o seu problema; e poderá orientá-lo sobre a forma correta de escovação e eliminação da causa da exposição da dentina.
Recomendações: utilizar pastas de dente apropriadas para tratar da sensibilidade; usar escovas de dente com as cerdas macias; ter uma boa higiene bucal: usar fio dental regularmente e escovar os dentes ao menos três vezes ao dia, por no mínimo dois minutos; segurar a escova de dentes em um ângulo de 45 graus, e escovar delicadamente em movimentos circulares; e evitar alimentos e bebidas ácidas, como refrigerantes e alimentos cítricos.
Fonte: http://cfo.org.br/todas-as-noticias/dentista-e-escova-uma-dupla-que-funciona-muito-bem/