A gengivite é a inflamação da gengiva, que se não tratada pode afetar o osso alveolar, responsável pela sustentação e fixação dos dentes na boca. A gengivite é causada pela presença de placa bacteriana, que nada mais é do que o acúmulo de microorganismos na superfície dos dentes, língua, gengivas e bochechas.
Tratamento: Nos primeiros estágios da gengivite, é possível realizar um tratamento que consiste apenas de uma escovação adequada, uso de fio dental e de enxaguantes bucais, de acordo com as indicações do dentista, impedindo a progressão das placas bacterianas e curando a inflamação das gengivas.
Já para estágios intermediários e avançados, é imprescindível a intervenção de um dentista, ortodontista ou cirurgião dentista. Ele pode realizar limpezas da placa bacteriana e aplicar produtos que evitem seu retorno, indicar medicamentos para combater a doença, raspagem dos dentes para remover o tártaro, aplainar as raízes para evitar o endurecimento da placa, remover dentes amolecidos e corrigir o mal posicionamento dos dentes causado pela doença periodontal.