Um dos tumores odontogênicos mais comuns na cavidade bucal é o odontoma. São considerados mais como anomalias que ocorrem durante o processo de desenvolvimento de um dente do que uma neoplasia propriamente dita.
A prevalência do Odontoma é maior do que a soma de todos os outros tumores odontogênicos. Pode ser dividido em dois tipos: Odontoma Composto e Odontoma Complexo.
Radiografia periapical de um odontoma composto e complexo
O Odontoma Cosposto é formado por muitas estruturas pequenas e disformes semelhantes a dentes. Recentemente um caso bem atípico chamou a atenção da mídia mundial. Um jovem indiano de 17 anos foi operado desta lesão e foram removidas num total de 232 “dentes”. Claro que a mídia gosta de chamar a atenção para a notícia mas se você observar as estruturas são muito disformes e apenas algumas podem ser consideradas mini dentes ou dentículos como queiram.
Já o Odontoma Complexo é uma massa aglomerado formado por esmalte e dentina que não lembra a estrutura de um dente.
Esta lesão em alguns casos pode aparentar uma mistura dos dos tipos o que na minha opinião é o que se mostra na lesão apresentada pelo garoto indiano.
Na grande maioria dos casos de odontoma ele apresenta-se assintomático e o paciente descobre que tem em exames radiográficos de rotina em consultório do dentista.
A remoção do odontoma é feito cirurgicamente e o prognóstico ao paciente após sua remoção é bem favorável.
Vídeo de uma cirurgia de remoção desta lesão: