Um dos grandes medos envolvendo a odontologia é o de arrancar (extrair) um dente e sempre ouvimos a famosa pergunta: Arrancar (extrair) um dente dói?
Existem diversos motivos que levam um dente a ser extraído. Pode ser desde um dente fraturado, terceiro molar (siso), dente de leite mole, dente permanente mole entre outros.
O protocolo é basicamente o mesmo em todos os casos. O dentista vai fazer uma anamnese (questionário de perguntas sobre a saúde do paciente) bem completa, exame clínico (observar toda a boca do paciente e adjacências), exame radiográfico e depois é realizado o procedimento cirúrgico.
Porque o dentista pede raio x?
O dentista pede o exame radiográfico pois é de fundamental importância observar o tamanho e formato das raízes de um dente, sua posição, presença ou não de lesões etc.. Fica muito mais seguro dizer para o paciente o nível da cirurgia: simples ou avançada.
Arrancar o dente dói?
Utilizando a técnica e a substancia anestésica correta dificilmente você sentirá dor no momento da extração dentária. É importante que você não “deixe para depois” quando sente que existe algum problema com seu dente pois uma inflamação ou infecção prejudicam tanto o procedimento como o pós operatório.
Uma dica importante:
Procure sempre por profissionais e clínicas qualificadas. O procedimento de extração dentária é muito mais jeito ao saber utilizar os instrumentais cirúrgicos da forma correta do que força. Não caia na ladainha de “promoções” ou “mega descontos” nesse tipo de procedimento. Leve sua saúde a sério e é sempre bom lembrar que o barato sai caro.
E depois de arrancar o dente? Vai doer?
Depois que for feito o procedimento cirúrgico, o dentista prescreve alguns medicamentos. Em alguns casos apenas um analgésico é suficiente. Em outros é receitado também anti-inflamatórios, antibióticos e anti-sépticos. Gelo nas primeiras horas ajuda muito também.
Seguindo as orientações do seu dentista tudo ocorrerá muito bem.